Como Petrolina implementou um Programa de Desenvolvimento de Carreira

RESUMO

Através da Jornada de Gestão de Pessoas para Líderes da Saúde*, a Secretaria Municipal de Petrolina (SESAU) desenvolveu o programa SESAU Educa, direcionado para servidores insatisfeitos da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), do setor de convênios e contratos e os demais órgãos da Prefeitura que estejam relacionados com as atividades da SESAU. 

Teve como principal objetivo fazer com que aqueles que estão insatisfeitos com a perspectiva de crescimento possam desenvolver as suas carreiras ao mesmo tempo que contribuem para o serviço, aumentando a retenção de talentos.

*A Jornada de Gestão de Pessoas para Líderes da Saúde foi um programa de longo prazo realizado pela Comunitas em parceria com a Fundação Lemann com apoio técnico da Catálise. O  objetivo consistia em apoiar o desenvolvimento de projetos pilotos direcionados na melhoria da gestão de pessoas com foco em lideranças da saúde no setor público. 

DESAFIO

 A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) de Petrolina realizou entrevistas com os servidores e observou que parte deles sentiam-se desvalorizados porque não tinham uma perspectiva de progressão de carreira e incentivos bem estruturados, como bonificações. Ou seja, era necessário tornar os caminhos de retenção de talentos mais atrativos e explícitos.

Ao enfrentar o problema de como desenvolver os servidores para contornar a insatisfação observada e, motivá-los para que continuassem realizando seu trabalho dentro da secretaria, definiu-se o seguinte desafio

“Como podemos desenvolver os servidores da Secretaria de Saúde para que aqueles que estão insatisfeitos com a perspectiva de crescimento consigam contribuir mais com os serviços e se desenvolvam nas suas carreiras?”

ESTRATÉGIA

A solução pensada pela equipe de Petrolina busca valorização do servidor por meio da capacitação; alinhamento entre o desenvolvimento da sua própria carreira e o atingimento de melhores resultados; gerar maior interesse no ambiente de trabalho da Secretaria, promovendo um espaço de interação, propício ao crescimento mútuo.

Assim, durante as oficinas para a criação do projeto-piloto da Jornada, a equipe desenvolveu e testou o SESAU Educa

Um programa de aprendizagem voltado aos servidores que engloba oportunidades de capacitações externas,  bem como a troca de aprendizado interno, baseado em uma criteriosa pesquisa de competências essenciais e cursos atrativos

O programa busca promover benefícios para o servidor, visando fomentar o progresso contínuo em suas carreiras e  incentivar o desenvolvimento profissional e pessoal. Contribuindo, também, para o aprimoramento dos serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde, onde ambos possam prosperar de maneira conjunta e harmoniosa.

DESENVOLVIMENTO

O projeto piloto do SESAU Educa iniciou com o tema “Nova Lei de Licitações n° 14.133/2021”, onde, após as inscrições dos servidores interessados, o diretor do setor de Convênios e Contratos foi selecionado para participar de um curso externo referente ao tema, realizado em Recife-PE. 

Ao retornar, tendo como prerrogativa de participação do curso externo, o participante elaborou o material didático da Troca Interna e, com apoio da Secretaria, foi possível realizar o evento em um auditório para 57 servidores que possuíam vínculo com o tema e disseminar o aprendizado obtido externamente.

Confira todas as ações realizadas na implementação do projeto no passo-a-passo abaixo.

  1. O servidor responde uma pesquisa sobre priorização participativa de competências visando identificar quais delas geram valor à satisfação do servidor da SESAU.
  2. Os líderes opinam nas competências dos servidores da sua área sobre quais são mais prioritárias à estratégia.
  3. Os servidores públicos da SESAU recebem convite para se inscreverem como participantes de capacitações externas.
  4. Servidor contemplado pela capacitação recebe orientações, se aplicáveis, sobre sua viagem, ausência de posto de trabalho, gastos, necessidade de preparações para Troca Interna, e por fim, realiza a capacitação externa, aprendendo novos conhecimentos no tema priorizado pelo programa; 
  5. A Troca Interna, momento para disseminação de aprendizados da capacitação externa pelo servidor contemplado para mais servidores interessados, é planejada em termos de conteúdo, infraestrutura, agendamento e público.
  6. A Troca Interna acontece para disseminar conhecimentos para os demais servidores não contemplados pela capacitação externa.
  7. Os servidores colocam em prática os aprendizados e participam do mapeamento de resultados.
  8. Formulários de coleta de feedbacks sobre aprendizados e as experiências da Capacitação Externa e Troca Interna são enviados aos servidores que participaram.

RESULTADOS

Para mensurar o feedback do SESAU Educa, a equipe da Secretaria realizou uma pesquisa com os servidores, palestrantes e participantes, utilizando o Net Promoter Score (NPS*) uma ferramenta prática de pesquisa de satisfação: 

  • Número considerável de participantes na primeira Troca Interna: 57 participantes; 
  • Nota 10 no NPS, avaliado pelo servidor contemplado com a Capacitação Externa;
  • Avaliação geral dos participantes da troca interna através do NPS: Zona de excelência.

*Metodologia que utiliza ferramentas de pesquisa e classificação para analisar o nível de satisfação

EXTRA!

Dicas de replicabilidade

Durante o mês de pilotagem da jornada, o município de Petrolina testou sua solução com o Setor de Convênios e Contratos e Cargos. A partir dessas interações, além das realizadas com os mentores, foram levantadas algumas dicas a serem consideradas ao escalar ou replicar a solução. Confira: 

  1. Podem existir muitas competências de interesse dos servidores e necessárias ao seu trabalho, portanto a priorização das competências mais importantes para a estratégia governamental é fundamental. 
  2. É relevante preparar as capacitações externas voltadas a aprendizados que sejam dentro da realidade dos problemas e maturidade dos setores que participarão. É importante requerer isso do fornecedor.
  3. É razoável pensar que todos servidores públicos têm a mesma didática e disposição para ministrar Trocas Internas de Conhecimento com outros colegas de trabalho. Sendo assim, é importante pensar na disponibilidade e interesse do servidor para ministrar esse momento como um critério de seleção para decidir quem fará a Capacitação Externa.

 

O que você achou do SESAU Educa? Deixe nos comentários, queremos saber!

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *