Como Pelotas implementou um Programa de Desenvolvimento de Líderes da Saúde
RESUMO
Através da Jornada de Gestão de Pessoas para Líderes da Saúde*, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Pelotas desenvolveu um programa de capacitação e desenvolvimento de lideranças, direcionado para chefes de setor, coordenadores de redes, chefes de departamento, coordenadores de Unidades Básicas de Saúde e diretores da SMS.
Ao final, foram elaborados um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) de cada líder e um projeto prático coletivo da equipe. Com o intuito de prepará-los para atuar de forma estratégica e aprimorar as habilidades de liderança, além de uma comunicação mais clara entre todos os participantes.
*A Jornada de Gestão de Pessoas para Líderes da Saúde foi um programa de longo prazo realizado pela Comunitas em parceria com a Fundação Lemann com apoio técnico da Catálise. O objetivo consistia em apoiar o desenvolvimento de projetos-pilotos direcionados na melhoria da gestão de pessoas com foco em lideranças da saúde no setor público.
DESAFIO
Ao início da Jornada, por meio das oficinas de diagnóstico, foram realizadas entrevistas aos servidores da Prefeitura que constatou que muitos líderes estavam sobrecarregados com atividades operacionais e tinham dificuldades em delegar e motivar a equipe, impactando na capacidade de desempenhar o seu papel de maneira estratégica enquanto lideranças.
Logo, foi definido o seguinte desafio:
“Como podemos apoiar para que os líderes de equipes possam dedicar mais tempo de qualidade para o seu trabalho de liderança e para uma atuação mais estratégica a partir do conhecimento de ferramentas e do desenvolvimento de habilidades necessárias para conseguir sair de atuações operacionais?”
ESTRATÉGIA
Durante a pesquisa de campo, foi encontrado oportunidades de melhorar a cultura organizacional, desenvolver soft skills para lideranças e fazer um match entre as habilidades dos servidores e as habilidades necessárias para a liderança.
Para montar um programa de solução, foram pontuados alguns objetivos, como:
- Melhorar a gestão de tempo das lideranças;
- Capacitar os líderes para melhor engajar e motivar a sua equipe;
- Capacitar em gestão de conflitos de forma ágil e assertiva;
- E, apoiar as lideranças em serem mais resolutivas, produtivas, eficientes e estratégicas em sua visão.
Assim, foi criado um programa de capacitação e desenvolvimento de lideranças com ciclo de treinamentos, mentoria e Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para que todos os líderes possam atuar de forma mais estratégica, desenvolvendo competências para ativar a equipe de forma mais resolutiva e eficiente.
DESENVOLVIMENTO
Para apoiar os líderes a terem mais tempo de qualidade para o seu trabalho de liderança e para uma atuação mais estratégica, foram realizadas diversas ações na implementação do projeto que são descritas no passo-a-passo abaixo.
- Lançamento do Programa de Desenvolvimento de Líderes da Saúde, com abertura das inscrições via website.
- Processo de coleta dos interessados em participar do programa de desenvolvimento.
- Seleção dos líderes que participarão do programa, a partir da lista de inscritos e aplicação dos critérios definidos em edital.
Equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas após os treinamento de CNV e Gestão de Conflitos.
- Convocação dos selecionados e confirmação de presença por meio do Whatsapp. Se necessário, fazer uma segunda chamada para preencher as vagas.
- Participação dos 5 módulos do treinamento com foco em habilidades de liderança e estímulos nas áreas de Comunicação Não Violenta (CNV) e Gestão de conflitos (uma vez por semana, por 5 semanas), sendo o último módulo a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) com base nos desafios de cada líder.
- Acompanhamento do PDI por parte das lideranças dos participantes nos 3 meses seguintes (encontros quinzenais entre líderes e liderados).
- Realização de uma roda de feedback ao final do programa, para compartilhamento de aprendizados e boas práticas.
RESULTADOS
Para quantificar os resultados da Jornada, a equipe de Pelotas realizou dois tipos de avaliações para mensurar a satisfação dos participantes em relação ao programa desenvolvido (NPS e experiência) e duas em relação ao aproveitamento de conteúdos das duas temáticas discutidas.
- Net Promoter Score (NPS*) do Programa: 72,2 (escala -100 a +100)
- Experiência: 4,4 (escala 0 a 5)
- Comunicação Não-Violenta (CNV): 85,7%
- Gestão de conflito: 81,4%
*Metodologia que utiliza ferramentas de pesquisa e classificação para analisar o nível de satisfação
No total, foram:
- 23 pessoas treinadas
- 15 pessoas presentes na roda de feedback
- dos quais 13 completaram o plano de ação
EXTRA!
Dicas de replicabilidade
Durante o mês de pilotagem da jornada, o município de Pelotas testou a solução deles com as lideranças da Secretaria Municipal de Saúde. A partir dessas interações, além das realizadas com os mentores, foram levantadas algumas dicas a serem consideradas ao escalar ou replicar a solução. Confira:
- Feedback é essencial para desenvolver as pessoas. É papel do líder estar preparado para receber feedbacks do time, e também oferecer feedbacks de maneira estruturada e assertiva. Isso é uma das habilidades essenciais a ser desenvolvida em um programa de capacitação
- É importante que o programa tenha desafios claros de curto prazo para que os aprendizados sejam assimilados aos poucos.
- Deve-se sempre associar programas de formação com resultados esperados. É importante metrificar e monitorar o que se deseja obter das pessoas a partir de um determinado conteúdo.
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