Como Ananindeua implementou um Programa de Participação nos Resultados

RESUMO

Através da Jornada de Gestão de Pessoas para Líderes da Saúde*, a Secretaria de Saúde (SESAU) e a Secretaria de Administração Municipal (SEMAD)  de Ananindeua criaram um Programa de Participação nos Resultados, a fim de solucionar a lacuna de reconhecimento e desenvolvimento do trabalho dos servidores municipais, e, fazê-los se sentirem valorizados e entregarem melhores serviços. 

*A Jornada de Gestão de Pessoas para Líderes da Saúde foi um programa de longo prazo realizado pela Comunitas em parceria com a Fundação Lemann com apoio técnico da Catálise. O  objetivo consistia em apoiar o desenvolvimento de projetos-pilotos direcionados na melhoria da gestão de pessoas com foco em lideranças da saúde no setor público. 

DESAFIO

Na fase de diagnóstico da Jornada, a Secretaria de Saúde (SESAU) e a Secretaria de Administração Municipal (SEMAD) notaram a inexistência de uma estrutura ou programa organizacional que criasse um ambiente positivo para melhores desempenhos com reconhecimento nas secretarias. 

Ainda, ao entrevistar os servidores da Prefeitura das áreas do jurídico, orçamento e unidades de saúde, a equipe de Ananindeua observou que muitos servidores não se sentiam motivados com suas tarefas e não conheciam as metas de sua área, tendo casos em que elas não estavam definidas. 

Logo, foi definido o seguinte desafio

“Como podemos reconhecer e desenvolver o trabalho dos servidores para que eles se sintam valorizados e entreguem melhores serviços a partir do desenvolvimento do papel engajador das lideranças?”

ESTRATÉGIA

Durante a jornada, a equipe decidiu seguir a estratégia de desenvolver e testar uma avaliação de desempenho de competências com critérios condizentes com o trabalho e estímulos recebidos, aumentando o engajamento e melhorando a entrega dos serviços dos colaboradores

Com base nos seguintes objetivos:

  • Estabelecer metas de trabalho;
  • Implementar bonificações a depender do desempenho;
  • Aumentar engajamento e motivação dos servidores;
  • Criar um ambiente de trabalho mais satisfatório.

A metodologia de avaliação de desempenho é um primeiro passo para direcionar o trabalho dos servidores e motivá-los. A expansão para outras áreas possibilitará a gestão do trabalho da Prefeitura baseada em metas. Assim, com servidores alinhados e motivados, é melhorado a qualidade dos serviços públicos.  

DESENVOLVIMENTO

Durante as semanas de implementação do projeto-piloto foram monitorados três indicadores: os indicadores de saúde (ISF), indicadores de humanização do atendimento (satisfação e tempo de espera) e indicadores de avaliação geral de desempenho (avaliação entre pares). 

Foi possível validar a metodologia de avaliação e pesos para cada avaliação. Com isso, a equipe conseguiu classificar as unidades e dar selos de qualidade para cada uma. Em escala os selos poderão dar subsídios para bonificação. 

Veja as diversas ações realizadas na implementação do projeto descritas no passo-a-passo abaixo. 

  1. A equipe de governança da Prefeitura identifica quais serão os objetivos e as ações prioritárias para cada Secretaria no ano atual.
  2. Desdobramento das ações e treinamento das lideranças, com comunicação aos servidores e pactuação das metas, que estão distribuídas em três pilares com pesos diferentes na avaliação: 
    1. Avaliação Específica de Área (50 pontos); 
    2. Avaliação dos Usuários (30 pontos) e 
    3. Avaliação Geral  de Indicadores Administrativos (20 pontos).
  3. Alimentação do sistema de monitoramento (incluindo os três pilares) com o andamento das ações. A previsão é que os números sejam fechados e divulgados a cada quatro meses, tanto as avaliações individuais quanto às avaliações por equipe e unidade.
  4. Envio quadrimestral do relatório de progresso da Secretaria para o Secretário, e da Secretaria para as lideranças. O momento de feedback deverá ser incluído na rotina e as lideranças deverão ser treinadas para isso.
  5. Ao final do ano, as notas gerais e resultados são fechados e enviados para as Unidades de Saúde para validação e abertura de recurso.
  6. Avaliação da comissão do desempenho segundo métricas do ano e bonificação aos servidores das unidades que estiverem entre as três melhores posições no ranking.
  7. Evento de final de ano para reconhecimento das unidades que bateram as metas e certificação com selos de qualidade.

RESULTADOS

Após a implementação do Programa de Participação nos Resultados, foi obtido:

  • 102 respostas no formulário de avaliação entre pares;
  • Validação da forma de coleta de dados de Indicadores da Saúde;
  • Validação de Questionário de Atendimento Humanizado;
  • Notas para as Unidades realizadas a partir da metodologia apresentada.

EXTRA!

Dicas de replicabilidade

Durante o mês de pilotagem da jornada, o município de Ananindeua testou a solução deles com as UBS Paulo Frota e Patrícia Sarmento. A partir dessas interações, além das realizadas com os mentores, foram levantadas algumas dicas a serem consideradas ao escalar ou replicar a solução. Confira:

  1. Preparar os gestores para o processo de feedback é fundamental. Muitas vezes não se está preparado para usar esse momento de forma construtiva e para pensar não só no que não deu certo, mas em como aprimorarmos e o que pode ser melhor desenvolvido.
  2. Serem avaliados como indivíduos e também como equipes em suas unidades pode ser uma grande mudança na forma como os servidores se relacionam com suas metas e seu trabalho. Essa parte comportamental pode ter muita influência no programa.
  3. Ter formas mais automatizadas de recolher os dados das unidades de saúde como ponto eletrônico e totens de atendimentos, por exemplo, podem facilitar o recolhimento de dados de faltas, atrasos, advertências e tempo médio de atendimento proporcionando melhor escalabilidade.

 

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