PT | EN | ES

Economia verde: Um panorama do Brasil e do mundo

Publicado em: 24.10.22 Escrito por: Redação Tempo de leitura: 6 min
Voltar ao topo

Economia verde: Um panorama do Brasil e do mundo

campo verde com turbinas de energia eolica e por do sol ao fundo

Foto por American Public Power Association on Unsplash

Uma das tendências internacionais que vêm apontando no horizonte no ano de 2022 é a transição energética e economia verde, tal qual discutido no Encontro de Líderes de 2022, evento anual realizado pela Comunitas destinado a discutir as principais tendências para o futuro do Brasil. Isso porque, para atingir uma das metas cruciais da Agenda 2030, a redução da emissão de gases do efeito estufa, a transição para uma energia mais limpa e verde se faz essencial. Dito isso, a Rede Juntos trouxe para você, leitor, uma curadoria de conteúdos sobre o tema para você aprender mais sobre o assunto e se inspirar na construção de um planeta mais verde e sustentável.

Recuperação verde: Uma aposta econômica contra a crise do clima

O texto aborda o tema de economia verde de forma bem didática, falando sobre o que é economia verde, como colocar o modelo em prática, quem trabalha com economia verde, quando surgiu o conceito e onde identificar potenciais boas práticas para replicabilidade. Leia mais aqui.

Transição para uma economia com zero emissões líquidas de carbono criaria 15 milhões de empregos na América Latina e no Caribe até 2030

Com base no estudo realizado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, revela-se a criação de mais de 15 milhões de empregos nos setores de agricultura e produção de alimentos à base de plantas, eletricidade renovável, silvicultura, construção e manufatura. Leia mais.

Hora de consolidar o crescimento verde na América Latina (em espanhol)

A notícia fala sobre a importância da região investir em economia verde para a recuperação econômica no pós-pandemia, além de também mencionar o estudo fez menção a um novo informe do Banco Mundial o qual ressalta a importância de crescer economicamente de maneira verde e sustentável. Clique aqui para ler sobre.

A importância geopolítica da economia circular para impulsionar a energia sustentável (em espanhol)

A consultoria divulgou um estudo o qual defende a ideia de que para que o mundo encontre o net-zero das emissões de carbono é necessário passar por uma transição energética com base na economia circular, isto porque com a economia circular será possível reduzir a necessidade da extração de minerais da superfície terrestre. Clique aqui e saiba mais.

A transição energética no Brasil: Uma visão em 5Ds

O artigo fala sobre como tratar a transição energética a partir da óptica dos 5Ds: descarbonização, descentralização, digitalização, desenho de mercado e democratização. Leia mais.

Os desafios da transição energética e da transição justa no Brasil

Nesta matéria do Valor, apresenta-se os principais desafios estruturais do país para realizar a transição energética bem como as oportunidades que surgem por conta da economia verde. Clique aqui para ler.

Brasil tem vocação para ser líder mundial na transição energética

Entrevista com Bernardo Grandin, CEO da GranBio, falando sobre as perspectivas de futuro para o país no tema de transição energética e energias renováveis. Leia aqui.

Estratégia estadual de bioeconomia do Pará

A Estratégia Estadual de Bioeconomia tem por finalidade estabelecer as diretrizes e bases para o estímulo à transição econômica para matrizes de baixas emissões de gases de efeito estufa, resiliente aos impactos das mudanças climáticas para geração de benefícios sociais, ambientais, econômicos e superação da pobreza por meio da sociobioeconomia. Confira a Minuta Pré-Plano de Bioeconomia no Pará, que está disponível para consulta pública. Leia mais.

Sociobioeconomia do Pará tem potencial para gerar mais R$ 170 bilhões em renda em 2040

O estudo analisou 30 produtos da sociobiodiversidade paraense desde a produção até a comercialização e o PIB gerado por essas cadeias foi de R$ 5,4 bilhões somente em 2019. Além disso, estima-se que tenham gerado cerca de 224 mil empregos. Leia mais.

Bolsa de valores verde no Rio de Janeiro? Entenda tudo sobre o projeto

Analistas em finanças verdes analisam os projetos de economia verde no Rio de Janeiro e explicam as oportunidades e os desafios enfrentados para a implementação dos mesmos. Saiba mais clicando aqui.

Economia verde no país depende de mercados e metas 

A matéria do Valor fala sobre a adesão da economia verde pelos municípios e estados brasileiros e conta como a cidade do Rio de Janeiro saiu à frente neste quesito. Clique aqui e saiba mais.

Prefeitura de São Paulo reafirma compromisso com a transição energética

O prefeito Ricardo Nunes reafirmou o compromisso da cidade de São Paulo com temas relacionados às questões da transição energética. Segundo ele, 77 itens estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Um dos compromissos é com a descarbonização. Para tanto, atualmente 80 UBS já contam com placas para captação de energia solar. Saiba mais.

Hub Green Sampa

É a primeira iniciativa pública que busca reunir atores estratégicos do setor de tecnologias sustentáveis para a implementação de uma plataforma que buscará soluções inovadoras para apoiar o desenvolvimento do setor, com trocas de boas práticas entre Empresas, Instituições, Centros de Pesquisas, Aceleradoras e Organizações que atuam com Tecnologias Limpas. Clique aqui para saber mais.

A construção de uma mobilidade mais sustentável e da ampliação do acesso na cidade de Recife

A Comunitas doou para a cidade de Recife dois estudos que podem ampliar as oportunidades de acesso e ao mesmo tempo contribuir para uma mobilidade mais sustentável para o planeta e saudável para os cidadãos que moram na capital de Pernambuco. Confira clicando aqui.

Crescimento verde (em espanhol)

O plano de crescimento verde do governo mexicano envolve temas como cidades inteligentes, cenário de desenvolvimento economico com base na economia verde, energia limpa, desenho de política ambiental e mudanças climáticas, entre outros. Leia mais.

Estratégia nacional de transição energética e aproveitamento sustentável de energia do México

Desde 2013, o país conta uma estratégia nacional de transição energética para 2027. Neste documento, são apresentadas as políticas públicas, programas, ações e projetos que estão desenvolvidos na temática pelo governo mexicano. Saiba mais.

O que você
achou desse
conteúdo?

Média: 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar!

Compartilhe
este conteúdo:

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lideranças com espírito público

Somos servidores, prefeitos, especialistas, acadêmicos. Somos pessoas comprometidas com o desenvolvimento dos governos brasileiros, dispostas a compartilhar conhecimento com alto potencial de transformação.