PT | EN | ES

7 conteúdos em gestão de pessoas para você se inspirar

Publicado em: 13.04.22 Escrito por: Redação Tempo de leitura: 4 min
Voltar ao topo

7 conteúdos em gestão de pessoas para você se inspirar

Foto por krakenimages on Unsplash

 

A Jornada de Transformação, programa dedicado à gestão de pessoas no setor público, é uma ação da Comunitas que foca exclusivamente em quem faz a máquina pública funcionar de fato: os servidores. Atualmente em curso, o Programa de Transformação é realizado por meio do InovaJuntos, o hub de inovação em gestão pública da Comunitas, e conta com a participação de diversos mentores e especialistas da rede da organização.

 

Desenvolvido em parceria com a Fundação Lemann, o objetivo do Programa é capacitar líderes e gestores dos seis municípios participantes a buscar soluções inovadoras às diversas dores enfrentadas localmente na área de gestão de pessoas. Além da experiência propriamente oferecida, a Jornada também gera conhecimento e experiências que podem – e devem – ser compartilhados e replicados em outros territórios, tanto do ponto de vista do tema, que promove melhores condições para servidores e consequentemente no serviço público, impactando diretamente na qualidade de vida das pessoas, quanto da metodologia.

 

Listamos abaixo sete conteúdos, disponíveis na Plataforma da Rede Juntos, que podem inspirar e apoiar municípios nesse âmbito.

 

Trilhas

Guia para a Transformação da Gestão de Pessoas no Setor Público – Com quatro módulos disponíveis, esta trilha têm ganhado mais conteúdo com a evolução da Jornada de mesmo nome em andamento. A cada fase, o gestor público poderá encontrar ferramentas metodológicas que o auxilie, juntamente com sua equipe técnica, na transformação da gestão de pessoas do seu município.

 

Jornada de Reforma Administrativa e Gestão de Pessoas – Com o objetivo de apresentar o conhecimento extraído a partir das experiências dos Estados do Rio Grande do Sul e Minas Gerais, a Jornada tomou forma entre março e junho de 2021. O foco da trilha é demonstrar como estes dois Estados conduziram seus processos de reforma administrativa, com melhoria das políticas de gestão de pessoas. O conteúdo pode inspirar, orientar e ser replicado em outros Estados e Municípios.

 

Publicação

Reformas e Gestão de Pessoas no Setor Público – Guia Prático para Municípios e Estados a Partir das Experiências de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul.

 

A publicação sistematiza as experiências realizadas em dois estados brasileiros – a da reforma administrativa, que foi apoiada pela Comunitas no Rio Grande do Sul, e a melhoria na gestão de pessoas, que foi apoiada pela Fundação Lemann em Minas Gerais. As duas experiências serviram de base para um dos mais importantes cases da organização, a Jornada de Reforma Administrativa e Gestão de Pessoas.

 

Na publicação, é possível entender, no detalhe, o trabalho realizado pela Comunitas junto ao governo gaúcho, por exemplo. O Rio Grande do Sul vinha sofrendo com uma queda do investimento público e buscava aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade. A parte da reforma, que foi apoiada pela organização, tem previsão de impacto econômico de R$ 6 bilhões ao longo dos próximos 10 anos.

 

Fala de Especialista

A Reforma Administrativa no Rio Grande do Sul – Felipe Augusto Belle, assessor técnico no Gabinete do Governador Eduardo Leite, relata, em pouco mais de 10 minutos, sua experiência e participação no desenvolvimento do programa Reforma RS, que integrou uma série de ações que o Estado gaúcho adotou para enfrentar a crise fiscal e colocar as contas em dia.

 

Blog

O tema também é assunto de conteúdos publicados no nosso Blog:

Em 12 ideias de incentivos não-remuneratórios para se inspirar você encontra ideias e sugestões que foram implementadas pelos municípios que participaram da Jornada de Reforma Administrativa e Gestão de Pessoas em 2021.

 

Com proposta mais ampla, 5 iniciativas pensadas para pessoas no setor público mostra o impacto positivo para os servidores com a implementação de iniciativas inovadoras, como flexibilização do formato de trabalho.

 

Há também referências a casos de outros países em 4 ideias internacionais de ações que valorizam o servidor público, que podem servir de inspiração para transformações em municípios brasileiros.

O que você
achou desse
conteúdo?

Média: 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar!

Compartilhe
este conteúdo:

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lideranças com espírito público

Somos servidores, prefeitos, especialistas, acadêmicos. Somos pessoas comprometidas com o desenvolvimento dos governos brasileiros, dispostas a compartilhar conhecimento com alto potencial de transformação.