Vídeo | Liderança no Setor Público, com Federico Gutiérrez e Bill Eimicke

Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), existe uma lacuna entre a cultura de gestão no serviço público e o que a população espera de suas lideranças.

Mas, na prática, quais são as características e competências do líder público do século 21? Quais ações que podem ser desenvolvidas para aproximar o governo do cidadão, sem perder de vista os compromissos éticos e o foco nos resultados – necessários à boa gestão? Quando falamos de perfis de liderança, o que mudou?

Para responder esses, entre outros questionamentos, a Rede Juntos – plataforma digital liderada pela Comunitas, trouxe Federico Gutiérrez, (na época) prefeito da cidade colombiana de Medellín, e Bill Eimicke, professor de Administração Pública e fundador e diretor do Picker Center for Executive Education da Universidade de Columbia.

Para o prefeito medellinense, o mapa social é mais importante que o mapa político para continuar avançando no desenvolvimento de uma cidade. “Uma das principais características que precisamos ter hoje em dia para governar é estar muito conectados com as pessoas na rua, para entender a realidade e tomar decisões. Ter disciplina para ter a capacidade de acertar. Hoje, por exemplo, em Medellín, nós investimentos recursos com critérios sociais e onde são mais necessários, e não necessariamente onde obtive maior votação”, explicou durante o vídeo.

E Medellín é realmente exemplo. A cidade colombiana passou por uma transformação social e urbana, saindo da posição de mais violenta do mundo para exemplo de inovação, obtendo mudanças profundas e resultados humanos significativos, por meio de inclusão urbana, social e cultural.

 

Confira o vídeo completo e entenda mais sobre a importância e a complexidade da liderança no setor público:

 

Conteúdos relacionados