#RETROSPECTIVA 2021: Rede Juntos na Reforma Administrativa

Foto por Scott Graham | Unsplash

 

O ano de 2021 foi um ano desafiador para a gestão pública. Diversos novos prefeitos assumiram cargos públicos e precisaram, também, enfrentar o desafio de gerir uma cidade em meio a uma pandemia. E para suprir necessidades de áreas como finanças públicas, legislação do servidor e os novos meios de trabalho remoto, a reforma administrativa foi uma das ações prioritárias para diversos líderes públicos. Sendo assim, inspirados pelas ações de MG e RS, a Comunitas desenvolveu um programa que selecionou 12 equipes de municípios para acompanhar seus processos e buscar trazer soluções inovadoras para o tema de gestão de pessoas na administração pública brasileira. Foram mais de 60 inscritos, em um processo que tinha como critérios a diversidade regional, equidade de gênero, quantidade populacional e diversidade política. 

 

O resultado disso foi um acompanhamento e uma grande produção de conhecimento que contou com a ajuda dos especialistas e colaboradores da nossa Rede para transformar aprendizados em conhecimentos e guiar municípios e estados a promoverem uma reforma administrativa eficiente e sustentável. Abaixo, você pode conferir tudo o que foi realizado no ano, nessa temática.

 

Trilha de Conhecimento:
A trilha de conhecimento Reforma Administrativa: Como melhorar a gestão de pessoas em municípios e estados, traz um conteúdo inédito, extraído da Jornada de Conhecimento organizada pela Comunitas, com as principais iniciativas que estão dominando a gestão de pessoas dentro da administração pública. Além disso, os municípios participantes da Jornada puderam colaborar com a produção dessa trilha através das experiências compartilhadas nos encontros que ocorreram durante o ano. Para saber como modernizar a gestão de pessoas dentro do seu território, confira a trilha aqui

 

Vale pontuar que a Jornada de Conhecimento está em atualização contínua, buscando trazer os últimos acontecimentos dos municípios que participaram do programa de mentoria. Por isso, sintam-se à vontade para compartilhar os últimos eventos que ocorreram nos municípios referente a reforma administrativa em gestão de pessoas. Para fazer isso, entre em contato com a Comunitas e converse com a nossa Rede sobre o desenvolvimento dos projetos. 

 

Publicação:
Para auxiliar o processo de reforma administrativa no seu estado ou município, a Comunitas lançou um Guia Prático para municípios e estados a partir das experiências de reforma administrativa do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais. Neste guia é possível encontrar todos os detalhes dos processos feitos por ambos estados, bem como algumas dicas e ferramentas de apoio de como prosseguir com a reforma administrativa no seu território. Clique aqui para baixar a publicação.

 

Case Comunitas:

Diante o grande sucesso da Jornada de Conhecimento sobre reforma administrativa em gestão de pessoas, a Comunitas transformou esse projeto em um formato de Case, onde além de entender o contexto por trás da Jornada, é possível também conferir os materiais produzidos a partir dela. Também é possível identificar no detalhe os desafios enfrentados por cada município participante e as contribuições e soluções originadas da Jornada para melhoria dos processos da máquina pública. Para acessar, clique aqui

 

#Fala Especialista:
Além do conteúdo teórico e as mentorias práticas, a Comunitas também contou, em 2021, com diversos especialistas de sua rede para dar palestras, organizar aulas ou participar de eventos com a temática. Fábio Bernardi, especialista em comunicação pública, e do Felipe Belli, assessor técnico do gabinete do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Ambos especialistas estiveram presentes durante a Reforma Administrativa ocorrida no estado do Rio Grande do Sul e trouxeram suas contribuições para a Rede Juntos de como foi participar de um processo tão importante e ao mesmo tempo sensível para a administração. Assista: 

Felipe Belli conta sobre o desenvolvimento do programa Reforma RS

A comunicação e articulação de uma reforma administrativa por Fábio Bernardi 

 

Blog da Rede Juntos:

Além disso, no Blog da Rede Juntos, a Comunitas apresentou outros conteúdos em formatos diversos, a fim de trazer nossos olhares sobre ações de reforma. Confira: 

5 iniciativas pensadas para pessoas no setor público

#FAQ dos Especialistas: As principais dicas para fazer uma reforma administrativa

12 ideias de incentivos não-remuneratórios para se inspirar

6 maneiras de comunicar uma reforma administrativa

Teletrabalho como alternativa de repasse de recursos financeiros na gestão pública

 

 

 

Conteúdos relacionados

A Valorização do Servidor em Londrina

#RETROSPECTIVA 2021: Rede Juntos no Planejamento de Longo Prazo

Case Comunitas: Jornada de Conhecimento Reforma Administrativa em Gestão de Pessoas

A força do servidor de Juiz de Fora

4 ideias internacionais de ações que valorizam o servidor público

O mês do servidor público municipal de Canoas

5 iniciativas pensadas para pessoas no setor público