Case Comunitas: Jornada de Conhecimento Reforma Administrativa em Gestão de Pessoas

Introdução

A Jornada de Reforma Administrativa e Gestão de Pessoas, realizada pela Comunitas em 2021, surgiu a partir de uma necessidade de governos municipais e estaduais que buscavam apoio nos processos de reformas administrativas e iniciativas de melhoria de gestão de pessoas, com o intuito de alcançar uma gestão mais eficiente e maior qualidade na prestação de serviços. Ao todo, 12 municípios participaram do programa: Abaetetuba (PA), Timon (MA), Bezerros (PE), Curvelo (MG), Juiz de Fora (MG), Mogi das Cruzes (SP), Campinas (SP), São Paulo (SP), Londrina (PR), Canoas (RS), Aparecida de Goiânia (GO) e Cáceres (MT).


Para desenvolver a Jornada, a Comunitas tomou por base as experiências dos estados do Rio Grande do Sul e Minas Gerais, que elaboraram e implementaram os projetos-pilotos em parceria com a organização (RS) e a Fundação Lemann (MG). A partir daí, os aprendizados dos estados foram sistematizados em trilhas de conhecimento, que continuam disponíveis para que o aprendizado possa ser replicado em outros territórios. Mas, no primeiro momento,
 60 pessoas participaram de quase 30 horas de encontros ao longo de praticamente quatro meses de formação, que contou com o apoio de diversos especialistas convidados, além de consultorias técnicas e aprendizados na prática por meio da rede da Comunitas, formada por gestores públicos que atuam no executivo.

 

Case Comunitas
A Comunitas trabalha na busca incessante por inovação em suas estratégias de produção, gestão e disseminação de conhecimento. E assim nasceram os programas de Inovação e Conhecimento, que abordam várias temáticas da gestão pública. Os programas buscam a multiplicação e o impacto do trabalho que a Comunitas realiza e reforçam as capacidades institucionais de um número maior de governos, resultando assim em mais cidadãos impactados com melhores políticas públicas. As Jornadas também são o elo entre os quatro eixos de atuação da Comunitas, que são: 
fazer e desenvolver os projetos, pensar e produzir conhecimento a partir deles, conectar gestores para troca de experiências e conhecimento, e formar gestores nas áreas de expertise da Comunitas.

 

O programa teve atuação totalmente online, e abordou cinco eixos principais dentro da temática, que foram: Revisão da Legislação, Recrutamento e Seleção Para Cargos de Liderança, Melhoria de Processos de Desenvolvimento Humano, Melhoria da Qualidade no Ambiente de Trabalho, Processos de Avaliação de Desempenho, 

 

Cada município finalizou o programa com a entrega de um projeto aplicado à sua realidade. Além disso, os gestores que concluíram, pelo menos, 80% da trilha recebera certificado conferido pela Columbia University, parceira da Comunitas através da filial da instituição no Brasil, a Columbia Global Centers do Rio de Janeiro. Essas cidades também passaram a fazer parte da Rede de Municípios Integrados da Comunitas, um espaço qualificado de aprendizado e troca de experiências entre pares.

 

Potencial de Replicabilidade

Como todas as Jornadas estão disponíveis na plataforma da Rede Juntos, a replicabilidade dos programas é possível para ainda mais municípios, basta acessar as trilhas de conhecimento e potencializar a gestão. São diversos temas de interesse público, disponibilizados de forma totalmente gratuita! Inclusive, a própria Jornada de Reforma Administrativa e Gestão de Pessoas teve por base os programas desenvolvidos nos estados do Rio Grande do Sul e Minas Gerais, o que mostra que todo conhecimento pode ser propagado a partir de iniciativas bem-sucedidas. Os resultados e conteúdos produzidos para e a partir da jornada estão disponíveis através deste link.

 

Resultados da Jornada 

De uma forma geral, os projetos desenvolvidos pelos municípios que participaram da Jornada eram mais focados na área de gestão de pessoas, embora algumas cidades tenham começado a desenhar algumas iniciativas visando à realização de uma reforma administrativa. A maioria dos impactos da Jornada nos municípios poderão ser observados a médio e longo prazo, visto que os processos de uma reforma administrativa podem durar vários meses. Entretanto, já é possível destacar alguns resultados e benefícios imediatos, como:

Inspiração: Como
 a Jornada promoveu a troca de experiências entre gestores, muitos deles finalizaram o programa comprometidos com a implementação de projetos inovadores, que foram desenvolvidos a partir da experiência dos municípios participantes da Jornada.

Priorizar ações: a Jornada permitiu organizar, priorizar e desenhar ações previstas nas reformas dos municípios. 

Integração e diálogo interno: a Jornada contribuiu para o aumento do diálogo entre as diferentes áreas das prefeituras, além de dar uma força política à reforma administrativa internamente nas prefeituras. Dessa forma, a participação no programa ajudou a destravar o avanço de projetos que estavam parados.

Legitimidade: a Jornada contribuiu para validar e legitimar os processos de cada gestão. Durante a realização do programa, muitos dos municípios participantes relataram que ter um ator externo como a Comunitas, o apoio de especialistas renomados no assunto e saber que outras cidades enfrentam desafios semelhantes e já tomaram certos rumos, foi fundamental para facilitar o diálogo interno com os diferentes atores, conseguir apoio da liderança e dar legitimidade a todo processo.

Rede: A criação de uma rede de gestores municipais, que estão desenvolvendo iniciativas semelhantes de reforma administrativa, é uma iniciativa inédita no país. Nesse espaço, que funciona como uma rede de apoio, os gestores participantes poderão seguir trocando experiências entre eles para além da Jornada.

 

Reconhecimento

Em 2020, o Reforma RS, o projeto gaúcho de Reforma Administrativa, que serviu de base para a Jornada, foi contemplado com o Prêmio Excelência em Competitividade. Devido à iniciativa do governo estadual, o Rio Grande do Sul terminou aquele ano em oitavo lugar geral no Ranking de Competitividade dos Estados, que avalia anualmente 10 pilares estratégicos, com base em 73 indicadores, o desempenho dos Estados e auxilia no diagnóstico dos principais desafios da gestão pública do país. Confira aqui.

 

Na Mídia

A Jornada foi citada no jornal O Estado de São Paulo

A Jornada foi citada na Revista Exame

Campinas fala da participação na Jornada

A Jornada foi citada pela Prefeitura de São Paulo

 

Vídeos

#Fala Especialista Felipe Belli

#Fala Especialista Fábio Bernardi
Debate  | Reforma Administrativa e Gestão de Pessoas no setor público
Encerramento | Jornada de Reforma Administrativa em Gestão de Pessoas

 

Extras! 

Trilha de Conhecimento

Trilha de Conhecimento 

 

Publicações
Livro Comunitas Reforma Administrativa
Ajustes Legislativos - Reforma RS

 

Boas Práticas Rede Juntos

5 iniciativas pensadas para pessoas no setor público

#FAQ dos Especialistas: As principais dicas para fazer uma reforma administrativa

12 ideias de incentivos não-remuneratórios para se inspirar

6 maneiras de comunicar uma reforma administrativa

Teletrabalho como alternativa de repasse de recursos financeiros na gestão pública

 

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