6 maneiras de comunicar uma reforma administrativa

 

Foto: Austin DistelUnsplash

 

Como promover uma comunicação clara, transparente e eficiente em uma reforma administrativa?

 

De acordo com o especialista Fábio Bernardi, esses são os principais pontos: 

 

#1 Entenda o problema-chave enfrentado pelo município no âmbito da reforma administrativa e as nuances que o revestem. Ou seja, identifique o que está subentendido no tema da reforma administrativa. 


#2 Procure entender o lado emocional do problema. Entenda os sentimentos que o tema da reforma administrativa causa nas pessoas e humanize-os. As pessoas precisam perder o receio de falar sobre o que causa desconforto, por isso, crie um ambiente confortável para o debate.

#3 Escolha um termo que possa servir de referência para as pessoas quando elas pensarem em reforma administrativa. Por exemplo, a palavra 'cuidado' pode ser utilizada como referência se pensado que a reforma administrativa em gestão de pessoas busca cuidar dos direitos do servidor público.

 

#5 Trace uma estratégia de comunicação que englobe todos os interessados para discutir sobre o tema da reforma administrativa. Ou seja, marque encontros para comunicar sobre a reforma com os deputados, os sindicatos, os servidores, a mídia, a sociedade, etc.

#6 Coloque a liderança à frente do processo. É importante ter uma cara para a reforma administrativa, que represente todos os envolvidos.